Projecto

"CRIAMAR"

É o sonho de há muitos anos do empresário Dr. Dionísio Pestana que se transforma em realidade, concretizada a partir do programa "A Cor dos Dias".

É um projecto para três anos, dirigido essencialmente às crianças em risco da Região Autónoma da Madeira - dos 6 aos 12 anos.

Pretende-se que a este projecto adiram o maior número possível de voluntários, sobretudo pessoas, de todas as idades, com dedicação e amor ao próximo, dando a sua colaboração em acções devidamente coordenadas por técnicos especialistas em Educação e Arte. Pretende-se, sobretudo, proporcionar às crianças um desenvolvimento intelectual universal e que, através das várias formas e expressões artísticas/culturais, elas atinjam o fio condutor para uma vivência saudável, autónoma, que aprendam a pensar e a questionar o mundo que as rodeia, de modo a serem no futuro cidadãos válidos, preparados, capazes de darem à sociedade, na qual se integram, um contributo para que esta seja cada vez melhor. Isto é, para que se desenvolvam em termos de inteligência e diálogo constante, com regras de respeito e admiração por todos quantos empenhadamente constroem um "Mundo Melhor".

As crianças "são o melhor do Mundo". Elas são obviamente a melhor semente quando devidamente tratadas para que floresçam "universos" onde as palavras amor, compreensão e inter-ajuda não sejam palavras vãs.

Porque se chama projecto "CRIAMAR"

Como a própria designação sugere "CRIAMAR" é a junção entre o binómio CRIAÇÃO e AMOR, elementos essenciais para uma Educação que leve o ser humano a "Ser o que É, e o que ainda não É", facultando-lhe o acesso a novos e inesperados Mundos.

São as crianças em marcha, ligadas por razões óbvias ao mar da ilha - base de partida para todas as coisas: crianças que na sua vida quotidiana tem o seu olhar depositado na linha do horizonte.

Torna-se assim, urgente incentivá-las a querer ir mais além na apreensão de saberes culturais mais vastos e abrangentes, de modo a poderem expandir a mente no caminho para a universalidade do conhecimento. É esta a razão fundamental deste projecto e das acções que a ele vão estar associadas.

As crianças de hoje são os adultos de amanhã; são eles os obreiros da CONSTRUÇÃO DO FUTURO.

"CRIAMAR" é, também, um apelo destas crianças à necessidade deserem amadas e compreendidas.

A ideia do mundo melhor não é uma utopia ou mero sonho. Ele será realidade se assim o quisermos. Dentro deste principio ficamos todos responsabilizados, usufruidores e voluntários a concretizar o sonho do "Mundo Melhor" que é, igualmente o desejo do fundador, Dr. Dionísio Pestana.